terça-feira, 26 de março de 2013

Fortaleza terá Plano Diretor Cicloviário até maio de 2014

Atualmente, a Capital cearense dispõe de 73,9 km de ciclovias do Município, Estado e União. A meta é ofertar mais 39,8 km de espaços exclusivos para o modal.


Estão previstos a implantação de 15 km de pistas exclusivas, além dos 34 km existentes sob a gerência do Município e dos 24,8 km das obras do Transfor. O termo indica a realização de um diagnóstico sobre as necessidades da cidade com relação às ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A interligação das pistas já existentes e totalmente desconectadas umas das outras, é outro item em pauta.


A bicicleta é um meio de transporte defendido por muitos no Brasil por ser barata, ecológica, saudável e de grande mobilidade. Apesar disso, o País apenas engatinha em comparação com outras cidades no mundo nas ações concretas para não só incentivar o uso do modal como também implantar espaços seguros e apropriados.

Fortaleza, por exemplo, lidera, em termos de extensão, a rede de ciclovias no Nordeste. São 73,9 km de pistas exclusivas, incluindo as de responsabilidade do Município, Estado e União. No entanto, a Capital cearense está na lanterna quando se trata de formular política que integra todos os sistemas de transporte, valorizando o uso da bicicleta.

Recife, com apenas 13,5 km de ciclovias, e Salvador, com 20 km, já colocaram em prática seus planos cicloviários. A capital pernambucana conta, a partir deste domingo, com uma ciclofaixa móvel com 25,5 quilômetros de extensão, totalmente sinalizada, monitorada e com infraestrutura de apoio. Além de espaço próprio e segurança, os pedaleiros terão, ainda, quase 200 bicicletas disponíveis para aluguel: 100 do projeto Porto Leve, em funcionamento no Bairro do Recife desde o início do ano, e outras 60 disponibilizadas ao compartilhamento por um banco, numa parceria com a empresa Serttel.

Salvador tem o Projeto Cidade Bicicleta e criará mais 217 km de ciclovias na capital baiana. Já Aracaju foi eleita a "capital da qualidade de vida" pelo Ministério da Saúde. A cidade se orgulha de ser a capital com a maior rede cicloviária proporcional à população, com 70 km de vias para 600 mil habitantes, e a previsão é de chegar aos 100 km interligados ainda neste ano.

Teresina (Piauí) conta com 50 km e, segundo a Prefeitura local, a meta é dobrar a oferta, além de melhorar as condições das vias já existentes. João Pessoa (Paraíba) tem 44km de ciclovias, seguida por Maceió (Alagoas), com 30 km; São Luiz (Maranhão), com 24,5km e Natal (Rio Grande do Norte), com 21,8 km de pistas para as bikes.


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1246340

Nenhum comentário:

Postar um comentário