quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Novo trem bala chinês chega a 500km/h


No dia 24 de dezembro, a China lançou o primeiro teste de um trem bala especial que alcança 500 quilômetros por hora, informou a imprensa estatal daquele país. O trem, feito e operado pela subsidiária CSR Corp., maior fabricante de trens do país, teve o design projetado para ser similar a uma antiga espada chinesa, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

Para a China, um país de dimensões continentais como o Brasil, um trem de alta velocidade é essencial para manter ativo os negócios e a conexão entre pontos distintos da nação. Porém, para o presidente da CSR, Zhao Xiaogang, o que importa no momento não é alcançar velocidades astronômicas, e sim garantir que as viagens tenham total segurança para os passageiros.

O ano de 2011 não foi bom para a indústria ferroviária chinesa. Em julho, a colisão entre dois trens de alta velocidade deixou 40 mortos e centenas de feridos. Seguindo a onda de problemas, o Ministros dos Transportes Ferroviários, Liu Zhijun, uma figura central por trás do "boom" do setor, foi afastado por denúncias de corrupção que ainda não foram julgadas no tribunal.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/12/novo-trem-bala-chines-chega-500kmh.html

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Natal no oriente


Mais um natal está chegando e no ocidente a população cristã comemora a chegada do menino Jesus, entretanto do outro lado do mundo também há celebração. Saiba como os orientais comemoram o natal e o significado que essa data tem para eles!

O Natal na Índia

Saudação: Shub Christu Jayanti"
O natal é celebrado na Índia pelos cristãos com grande fervor. A festa vai aos poucos contagiando todos e muitos prefeitos decoram as cidades com visual natalino. Shoppings e lojas também é claro aderem ao visual da ocasião. Canções natalinas são executadas e existe ampla troca de presentes, festas e ceias.
Assim o Natal hoje é uma festa de cristãos e não-cristãos. As árvores são decoradas com mangas e bananas, há luzinhas e lanternas de óleo e muitas igrejas decoram-se com flores vermelhas para a Missa do Galo.
Os presentes sã dados a familiares e como caridade aos paobres. No Sul da ïndia, os cristãos acendem lampadinhas no teto e lanternas, exatamente como os demais indus fazem no festival chamado Diwalli.

O Natal em Goa

Saudação: "Shub Christu Jayanti"
Como em outras partes do mundo, 25 de dezembro é comemorado em Goa como o Natal de Jesus Cristo com a festa tradicional e júbilo. De fato, vai além dos dos limites da igreja para derramar sobre as ruas seu espírito a fim de que todos participem. É um momento para trocar presentes em Goa, porque o Natal é também de bolos e pudins.
Papai Noel Veio À Cidade Todos os lugares de mercado são decorados com ouropéis e os típicos enfeites e e nas lojas Papai Noel saúda os clientes, para alegria particularmente das crianças com os presentes, comuns nas cidades grandes. As árvores de Natal decoradas e resplandecendo estão em todo lugar.
Para o devoto, no entanto, as celebrações começam na Véspera de Natal. Canções natalinas são cantados e as várias igrejas organizam a missa de meia-noite. O serviço no dia do Natal é assistido por Cristãos vestidos de roupa nova. Após a manhã o congaçamento familiar é na farta refeição do dia de Natal.

O Natal na China
 

Saudação: "Sheng Tan Kuai Loh"
Na China, o natal é festa pegada de empréstimo do Ocidente, pois a maioria da população não é cristã. Assim sendo , o aspecto natalino que mais chama a atenção dos chineses são os exteriores tais como a decoração dos shoppings e residências, que poucas usam decorar na China,e , quando o fazem , decoram-nas com lanternas de papel. Chama atenção também a troca de presentes.
O Natal começou a chamar a atenção da maioria da população chinesa em função da decidida entrada da China no mercado de decorações natalinas. Aquelas peças delicadas encontraram imediata identificação com o espírito chinês. Não é pois de causar surpresa entrar em uma casa chinesa e encontrar um ou outro enfeite, mesmo que não seja Natal.
Os cristãos chineses, que são poucos, em geral se encontram nas celebrações e talvez até pelas dificuldades da prática da religião em um ambiente em que ainda existem perseguições, o sentimento do Natal seja ainda mais profundo.

 

O Natal no Japão 

Saudação: Merii Kurisumasu"
O Natal no Japão não é uma festa que se possa ser chamada de  típica, uma vez que a maioria do povo japonês é praticante do Xintoísmo ou ainda do Budismo, um percentual bem inferior. Do cristianismo, são poucos os praticantes, de modo que a recente generalização dos costumes natalinos virou mais um encontro social para os japoneses. Entretanto, a história do Natal, em especial a pobreza do nascimento desse Menino-Deus, que tem por primeiro berço (noção também estranha para o japonês que não dispõe neles os bebês) um simples manjedoura. Os japonesinhos deslumbram-se com a estrela que guia 3 reis magos até a pequena cidade de Belém. Muitos gostariam de crer que um desses magos era japonês e assim,encontram um papel na festa ocidental.

A troca de presentes já é prática bastante comum, em especial artigos eletrônicos. As crianças encontram na distribuição de brinquedos um elemento de novo prazer em festejar o Natal.Bem ao gosto japonês, os regalos infantis são em sua maioria bichinhos eletrônicos e robôs.


A ceia da noite de Natal é como uma visita ao ocidente , onde não faltam o peru, as castanhas e as nozes. Mas as famílias também servem sushis e sashimis, dando um toque local ao evento.
Por último, as músicas natalinas ocupam uma posição de grande destaque na festa. As crianças apreciam sobremaneira “O Menino do Tambor” e “Noite Feliz”, ou como eles dizem: Kurisumasu Omedeto

 

O Natal na Tailândia

Saudação: Ewadee Pe-e Mai
A Tailândia é um país de maioria budista, mas se orgulha de estar construindo uma sociedade multirracial e religiosamente plural. Os cristãos são bem-vindos e a celebração do Natal, como não poderia deixar de ser encanta aos tailandeses.Lojas e casas podem facilmente ser encontradas com decoração natalina.
aa hoje em

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

China: Microblogs promovem a interação entre população e o governo


Em 12 de dezembro, a China publicou o primeiro relatório anual de microblogs com assuntos políticos, o "Relatório 2011 do portal Sina sobre Microblogs a respeito de Assuntos Políticos". Entre os primeiros dez microblogs de instituições e funcionários governamentais, destaca-se o do porta-voz da Administração Municipal de Proteção Ambiental de Beijing, Di Shaozhong.

"Acho que o microblog é uma maneira rápida de comunicação. Neste ano, escrevi mais de 600 mensagens e fiz mais de 1.800 comentários. Sou um fanático por microblog e costumo a aproveitar essa ferramenta para me comunicar com outras pessoas."

Na primeira dezena deste mês, várias cidades no norte da China, incluindo Beijing, foram atingidas por fortes neblinas, que provocaram uma piora da qualidade do ar. Um grande número de internautas mostraram suas preocupações com o ambiente no microblog. Du Shaozhong dedicou-se a essa grande discussão na internet. Ele publicou dezenas de mensagens, difundindo conhecimentos de proteção ambiental e esclarecendo os mal-ententidos da população. Para ele, embora haja palavras demasiadamente ásperas no microblog, é bem claro o papel positivo dele na promoção da qualidade ambiental e no reforço da consciência popular nesse assunto. Após a discussão, o Ministério de Proteção Ambiental da China concordou em acrescentar o índice de PM2,5 na avaliação da qualidade do ar. Isso trata-se de um caso de sucesso em que a "imprensa do microblog" aperfeiçoou o trabalho governamental.

Em 12 de dezembro, a China publicou o primeiro relatório anual de microblogs dos assuntos políticos. Segundo o documento, desde 2010, ano em que nasceu o microblog, o número de perfis de usuários de instituições e funcionários governamentais chineses já cresceu 200%, chegando a 20 mil. Atualmente, a China tem 485 milhões de internautas e o número de contas de microblogs em vários sites, é de cerca de 800 milhões. Todos os dias, os microblogs lançam 200 milhões de mensagens novas.

O relatório foi publicado pelo site "Povo Online". O vice-secretário-geral do departamento de supervisão das opiniões públicas do site, Shan Xuegang, analisou o estado atual dos microblogs com temas políticos.

"De ponto de vista de região, os microblogs relacionados a assuntos políticos já cobrem 34 províncias, regiões autônomas, municípios centrais e regiões administrativas especiais. Em Beijing, Guangdong e Jiangsu, microblogs desse tipo são mais dinâmicos, correspondem ao nível de desenvolvimento político, econômico e cultural. De ponto de vista de setores, aqueles dos departamentos de segurança pública, governo e órgãos turísticos ocupam a maior parte dos microblogs." 

Para especialistas, o desenvolvimento desse tipo de páginas na internet, com assuntos políticos, além de refletir a mudança da imprensa em um novo período, mostra a transformação do conceito de administração do Partido Comunista da China, Nesse sentido, o surgimento dos microblogs é uma marca histórica no processo de abertura das informações governamentais

Fonte .
http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/21/1s143891.htm

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Crescimento estável é prioridade da China para 2012


Será realizada nesta semana, em Beijing, a Conferência de Trabalho Econômico Central, reunião mais importante do governo chinês que confirmará a meta de desenvolvimento econômico e a política macroeconômica do país. Diante do atual quadro de desaceleração da economia chinesa e da redução da demanda externa, a tendência de crescimento da China atrai grande atenção da comunidade internacional.
Para Yuan Gangming, analista do Centro de Pesquisa da Economia Chinesa e Mundial da Universidade Tsinghua, a promoção do desenvolvimento econômico estável será o foco da reunião. Além disso, o reajuste da estrutura econômica do país terá extrema importância na política de 2012.

A China enfrenta uma situação econômica complexa, impactada pela crise da dívida europeia e pela tendência de redução do comércio exterior. De acordo com as estatísticas da alfândega chinesa, a velocidade de aumento das exportações da China registrou em novembro o valor mais baixo do ano. Yuan Gangming opinou sobre o fenômeno.

"Em comparação com o ano anterior, a situação econômica deste ano passou por grandes mudanças. Também está desacelerando a recuperação da economia mundial. Quanto à China, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) vem apresentando queda gradual desde julho. Em suma, a China está enfrentando uma conjuntura econômica mais rigorosa."

Conforme os dados coletados pela Administração Estatal de Estatísticas da China, nos três primeiros trimestres deste ano a velocidade de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país foi, respectivamente, de 9,7%, 9,5% e 9,1%, muito inferior ao observado no mesmo período do ano passado. Em novembro, o IPC chinês foi elevado em somente 4,2%, o mais baixo dos últimos 14 meses. Já o IPP (Índice de Preços ao Produtor) teve uma alta de 2,7% se comparado ao igual período de 2010.

Na reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), realizada no dia 9 deste mês, o governo decidiu manter a política financeira e monetária em 2012, além de dar atenção especial à relação entre desenvolvimento rápido, reajuste da estrutura econômica e controle da inflação. Segundo Yuan Gangming, isso é sinal de que a promoção do crescimento econômico estável será a prioridade do governo chinês no próximo ano.

"Ao falar da economia global, devemos consolidar ainda mais os êxitos da recuperação econômica e estabilizar o crescimento contínuo. Além disso, fizemos alguns reajustes na política econômica, motivados pela situação atual. Claro, o mais importante é concretizar as medidas."
Yuan Gangming lembrou que a China está em 2° lugar no ranking mundial de crescimento econômico. Mas a estrutura econômica irracional constituiu um obstáculo ao desenvolvimento futuro do país. Portanto, são fundamentais o reajuste da estrutura econômica e o estímulo do consumo entre a população, apontou Yuan Gangming.

"A Conferência de Trabalho Econômico Central deste ano vai destacar a reforma na distribuição de renda, que inclui, entre outras ações, elevar a alíquota do imposto para pessoa física e reduzir a de pequenas e médias empresas. Essas medidas desempenham um grande papel na manutenção do crescimento econômico estável."
Yuan Gangmin prevê ainda que na pauta do encontro constará a redução do controle sobre empréstimos às pequenas e médias empresas e o equilíbrio da balança comercial.

Fonte: http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/12/1s143507.htm

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

China confiante no crescimento estável do comércio exterior


O porta-voz de imprensa do Ministério do Comércio da China, Shen Danyang anunciou, nesta quinta-feira (15), em Beijing, as previsões de evolução do comércio exterior do país em 2012. Apesar do desaceleramento do crescimento das exportações, o Ministério do Comércio mantém a confiança no crescimento estável do comércio exterior, e vai procurar um reajuste estrutural às atuais condições e promover o equilíbrio das exportações. 


Segundo estatísticas alfandegárias, entre janeiro e novembro deste ano, o volume das importações e exportações da China atingiu US$ 3,30962 trilhões, uma subida de 23,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As exportações e as importações representam, respectivamente, US$ 1,72401 trilhão e US$ 1,58561 trilhão deste valor. O superávit atingiu US$ 138,4 bilhões, uma queda de 18,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre janeiro e novembro deste ano, o país recebeu capitais estrangeiros no valor de US$ 103,769 bilhões, uma subida de 13,15% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, verificou-se uma redução do investimento proveniente dos EUA e da Europa. O desaceleramento econômico dos Estados Unidos diminuiu a sua capacidade de investimento no exterior, e as empresas da União Européia foram gravemente afetadas pela crise da dívida.

Devido à instabilidade internacional, o comércio exterior da China enfrentará, nos primeiros três meses do próximo ano, uma situação mais complicada.


Fonte: http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/15/1s143637.htm

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conselho de Estado da China lança livro branco sobre Comércio Exterior do país

O Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China vai divulgar o livro branco sobre o Comércio Exterior do país no dia 7 do dezembro, onde vai incluir os resultados do aprofundamento da abertura do país ao exterior e as cooperações internacionais ativas entre a China e outros países, cooperações que têm por base os princípios de igualdade e benefício mútuo, particularmente relevantes após o ingresso do país na Organização Mundial do Comércio.
Este relatório da situação comercial do país tem um total de 13 mil de caracteres. É a primeira vez que o Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado chinês compila num livro os dados relativos à sua situação comercial externa do país.

Fonte:
http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/06/1s143294.htm