quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

China: Microblogs promovem a interação entre população e o governo


Em 12 de dezembro, a China publicou o primeiro relatório anual de microblogs com assuntos políticos, o "Relatório 2011 do portal Sina sobre Microblogs a respeito de Assuntos Políticos". Entre os primeiros dez microblogs de instituições e funcionários governamentais, destaca-se o do porta-voz da Administração Municipal de Proteção Ambiental de Beijing, Di Shaozhong.

"Acho que o microblog é uma maneira rápida de comunicação. Neste ano, escrevi mais de 600 mensagens e fiz mais de 1.800 comentários. Sou um fanático por microblog e costumo a aproveitar essa ferramenta para me comunicar com outras pessoas."

Na primeira dezena deste mês, várias cidades no norte da China, incluindo Beijing, foram atingidas por fortes neblinas, que provocaram uma piora da qualidade do ar. Um grande número de internautas mostraram suas preocupações com o ambiente no microblog. Du Shaozhong dedicou-se a essa grande discussão na internet. Ele publicou dezenas de mensagens, difundindo conhecimentos de proteção ambiental e esclarecendo os mal-ententidos da população. Para ele, embora haja palavras demasiadamente ásperas no microblog, é bem claro o papel positivo dele na promoção da qualidade ambiental e no reforço da consciência popular nesse assunto. Após a discussão, o Ministério de Proteção Ambiental da China concordou em acrescentar o índice de PM2,5 na avaliação da qualidade do ar. Isso trata-se de um caso de sucesso em que a "imprensa do microblog" aperfeiçoou o trabalho governamental.

Em 12 de dezembro, a China publicou o primeiro relatório anual de microblogs dos assuntos políticos. Segundo o documento, desde 2010, ano em que nasceu o microblog, o número de perfis de usuários de instituições e funcionários governamentais chineses já cresceu 200%, chegando a 20 mil. Atualmente, a China tem 485 milhões de internautas e o número de contas de microblogs em vários sites, é de cerca de 800 milhões. Todos os dias, os microblogs lançam 200 milhões de mensagens novas.

O relatório foi publicado pelo site "Povo Online". O vice-secretário-geral do departamento de supervisão das opiniões públicas do site, Shan Xuegang, analisou o estado atual dos microblogs com temas políticos.

"De ponto de vista de região, os microblogs relacionados a assuntos políticos já cobrem 34 províncias, regiões autônomas, municípios centrais e regiões administrativas especiais. Em Beijing, Guangdong e Jiangsu, microblogs desse tipo são mais dinâmicos, correspondem ao nível de desenvolvimento político, econômico e cultural. De ponto de vista de setores, aqueles dos departamentos de segurança pública, governo e órgãos turísticos ocupam a maior parte dos microblogs." 

Para especialistas, o desenvolvimento desse tipo de páginas na internet, com assuntos políticos, além de refletir a mudança da imprensa em um novo período, mostra a transformação do conceito de administração do Partido Comunista da China, Nesse sentido, o surgimento dos microblogs é uma marca histórica no processo de abertura das informações governamentais

Fonte .
http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/21/1s143891.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário