segunda-feira, 30 de abril de 2012

Esqueça as bugigangas

O mundo gira e a competitividade chinesa já não se limita a fatores como a mão de obra barata. As grandes empresas do país asiático estão dando um banho em quesitos como tecnologia - principalmente quando aplicadas a produtos populares. Um dos segredos dos preços baixos da fabricante Chery é o conjunto formado pelo motor e câmbio ( powertrain, no jargão). O domínio da produção desse sistema derruba até 30% o custo final do automóvel. Graças, a vantagens desse calibre, a empresa garante que vai construir uma fábrica de automóveis no Brasil, independentemente do aumento do IPI, anunciando para o setor em setembro do ano passado. A nova planta deve ser erguida em Jacareí, no interior paulista.

O investimento soma US$ 400 milhões. A companhia negocia o fornecimento de peças ( além da dupila câmbio-motor) com indústrias instaladas no Brasil. " também estudamos a possibilidade  de trazer nossos parceiros da China" diz Luís Curi, diretor comercial da empresa  no Brasil. " Queremos criar um parque industrial em torno da nossa nova planta ". A produção em Jacareí deve atingir 150 mil carros por ano e está prevista para começar em dezembro 2013. 
O salto industrial da Chery foi impressionante. Ela foi criada em 1997, a partir da compra uma antiga linha de montagem da Ford. Hoje, produz 643 mil automóveis  em 15 fábricas, sendo 13 fora da China. No exterior, todas, porém todas são do tipo CKD (completely knock-down). Nelas não há propriamente produção local. O carro chega ao país de destino sob a forma de um kit, desmontando em um contêiner. A única planta industrial que foge desse padrão é a prevista para funcionar no interior paulista.


Fonte: Revista Negócios Ed. Abril pág 75

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