Regra básica para ter uma carreira promissora? Comunique-se bem. Sim, isso mesmo. Independente do cargo ou setor de atuação, saber se expressar de uma maneira objetiva e clara é essencial para emplacar ideias, convencer clientes e, principalmente, liderar.
Mas, atenção, comunicar-se bem não é sinônimo de falar demais. E é
exatamente nesta confusão de conceitos que estão alguns dos mais sérios
pecados corporativos de muita gente por aí. Seja por um traço de
personalidade ou por pura falta de senso, muitos profissionais dão corda
demais para a mania de ser prolixo e, acabam, colocando a própria
carreira em risco.
Confira abaixo quais os riscos de ser prolixo e como evitá-los – mesmo quando falar demais faz parte da sua personalidade:
Ganhar o título de arrogante
Quem fala demais, geralmente, peca por não ouvir os outros. “Você só
entra na conversa quando a pessoa para para respirar. E, mesmo assim,
nem sempre dá tempo”, descreve Reinaldo Passadori, do Instituto
Passadori.
Por isso, não raro pessoas prolixas tendem a ser consideradas
arrogantes e, no pior dos cenários, muito (mas muito mesmo) chatas. Por
não ter papas na língua, quem fala para além da conta corre o risco de
“declarar coisas que não deveria e soltar trunfos sobre si mesmo”, diz
Silvio Luzardo, especialista em oratória.
“Quem é prolixo não tem a percepção de aceitar o outro como ele é. Fala
demais porque acredita que o que fala é correto e o que o outro sente
não tem importância”, diz Passadori.
...ou de incoveniente
Por não estarem atentos às
outras pessoas, alguns prolixos tendem à uma síndrome de falta de tato
crônica. Este problema é materializado em tratar de assuntos indevidos
em ocasiões impróprias e, principalmente, ocupar demasiadamente o tempo
de terceiros.
De alimentar a rádio peão até fazer piadas de mau gosto, passando por
despejar críticas vazias e pecar na falta de discrição, as gafes de quem
fala além da conta são inúmeras. E, infelizmente, pouco raras. “Aí não
há quem aguente, né?”, diz Romaly de Carvalho, especialista em etiqueta
corporativa
Perder Espaço
A consequência para esse tipo de comportamento é até óbvia: em alguns
cenários mais assustadores, ser prolixo pode sim custar seu sucesso
profissional. E, neste caso, sua qualificação nem sempre falará mais
alto.
“O bom profissional tem foco. Sabe o que dizer e quando dizer”, diz
Romaly. “No mundo corporativo, as pessoas querem soluções eficientes em
menor tempo”.
Fato que garante alguns pontos negativos para quem não consegue
vislumbrar o mundo de uma maneira mais objetiva. “O profissional perde o
crédito. O cliente pode sentir que está sendo enrolado”, diz Silvio
Ouça
O conselho de avó pode até ser clichê, mas é valioso para essas horas: todos têm dois ouvidos e uma boca, logo...
A conclusão para o ditado popular é até óbvia, mas quem tem o hábito de
falar sabe que a experiência prática não é tão simples assim. Por isso,
se você integra o grupo dos que sempre protagonizam um diálogo, uma
dica: fique atento às perguntas do seu interlocutor. Se ele parar de
questionar (ou pior, falar), cuidado.
“A pessoa fala e fala, mas não leva em consideração se o outro está
gostando da conversa”, diz Romaly. Por isso, a primeira lição para toda
pessoa que perde o limite na hora de se comunicar é simples: ouça, ouça e
ouça.
Não tenha medo do silêncio
É essencial também diferenciar os tipos de relacionamento que você
nutre no trabalho. Lembre-se: uma coisa é amigo (e o tipo de assuntos
que podem ser tratados com ele), colega de trabalho é outra história. E
traçar esse limite é fundamental para ter foco na hora de se comunicar
no trabalho.
“Você até pode ter amigos no trabalho. E é bom que tenha. Mas nem todos
serão seus amigos. Com o colega de trabalho, você deve compartilhar
apenas assuntos relativos ao planejamento da empresa”, diz Romaly
Foque no que é urgente e importante
Planejamento deve ser palavra de ordem para qualquer profissional. E isso se aplica também a todos os diálogos que você precisa liderar. “Transforme tudo o que tem que ser dito em frases objetivas. Foque apenas no que é urgente e importante”, ensina Passadori.
Fonte: Exame.com
Planejamento deve ser palavra de ordem para qualquer profissional. E isso se aplica também a todos os diálogos que você precisa liderar. “Transforme tudo o que tem que ser dito em frases objetivas. Foque apenas no que é urgente e importante”, ensina Passadori.
Fonte: Exame.com
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