sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Natal no oriente


Mais um natal está chegando e no ocidente a população cristã comemora a chegada do menino Jesus, entretanto do outro lado do mundo também há celebração. Saiba como os orientais comemoram o natal e o significado que essa data tem para eles!

O Natal na Índia

Saudação: Shub Christu Jayanti"
O natal é celebrado na Índia pelos cristãos com grande fervor. A festa vai aos poucos contagiando todos e muitos prefeitos decoram as cidades com visual natalino. Shoppings e lojas também é claro aderem ao visual da ocasião. Canções natalinas são executadas e existe ampla troca de presentes, festas e ceias.
Assim o Natal hoje é uma festa de cristãos e não-cristãos. As árvores são decoradas com mangas e bananas, há luzinhas e lanternas de óleo e muitas igrejas decoram-se com flores vermelhas para a Missa do Galo.
Os presentes sã dados a familiares e como caridade aos paobres. No Sul da ïndia, os cristãos acendem lampadinhas no teto e lanternas, exatamente como os demais indus fazem no festival chamado Diwalli.

O Natal em Goa

Saudação: "Shub Christu Jayanti"
Como em outras partes do mundo, 25 de dezembro é comemorado em Goa como o Natal de Jesus Cristo com a festa tradicional e júbilo. De fato, vai além dos dos limites da igreja para derramar sobre as ruas seu espírito a fim de que todos participem. É um momento para trocar presentes em Goa, porque o Natal é também de bolos e pudins.
Papai Noel Veio À Cidade Todos os lugares de mercado são decorados com ouropéis e os típicos enfeites e e nas lojas Papai Noel saúda os clientes, para alegria particularmente das crianças com os presentes, comuns nas cidades grandes. As árvores de Natal decoradas e resplandecendo estão em todo lugar.
Para o devoto, no entanto, as celebrações começam na Véspera de Natal. Canções natalinas são cantados e as várias igrejas organizam a missa de meia-noite. O serviço no dia do Natal é assistido por Cristãos vestidos de roupa nova. Após a manhã o congaçamento familiar é na farta refeição do dia de Natal.

O Natal na China
 

Saudação: "Sheng Tan Kuai Loh"
Na China, o natal é festa pegada de empréstimo do Ocidente, pois a maioria da população não é cristã. Assim sendo , o aspecto natalino que mais chama a atenção dos chineses são os exteriores tais como a decoração dos shoppings e residências, que poucas usam decorar na China,e , quando o fazem , decoram-nas com lanternas de papel. Chama atenção também a troca de presentes.
O Natal começou a chamar a atenção da maioria da população chinesa em função da decidida entrada da China no mercado de decorações natalinas. Aquelas peças delicadas encontraram imediata identificação com o espírito chinês. Não é pois de causar surpresa entrar em uma casa chinesa e encontrar um ou outro enfeite, mesmo que não seja Natal.
Os cristãos chineses, que são poucos, em geral se encontram nas celebrações e talvez até pelas dificuldades da prática da religião em um ambiente em que ainda existem perseguições, o sentimento do Natal seja ainda mais profundo.

 

O Natal no Japão 

Saudação: Merii Kurisumasu"
O Natal no Japão não é uma festa que se possa ser chamada de  típica, uma vez que a maioria do povo japonês é praticante do Xintoísmo ou ainda do Budismo, um percentual bem inferior. Do cristianismo, são poucos os praticantes, de modo que a recente generalização dos costumes natalinos virou mais um encontro social para os japoneses. Entretanto, a história do Natal, em especial a pobreza do nascimento desse Menino-Deus, que tem por primeiro berço (noção também estranha para o japonês que não dispõe neles os bebês) um simples manjedoura. Os japonesinhos deslumbram-se com a estrela que guia 3 reis magos até a pequena cidade de Belém. Muitos gostariam de crer que um desses magos era japonês e assim,encontram um papel na festa ocidental.

A troca de presentes já é prática bastante comum, em especial artigos eletrônicos. As crianças encontram na distribuição de brinquedos um elemento de novo prazer em festejar o Natal.Bem ao gosto japonês, os regalos infantis são em sua maioria bichinhos eletrônicos e robôs.


A ceia da noite de Natal é como uma visita ao ocidente , onde não faltam o peru, as castanhas e as nozes. Mas as famílias também servem sushis e sashimis, dando um toque local ao evento.
Por último, as músicas natalinas ocupam uma posição de grande destaque na festa. As crianças apreciam sobremaneira “O Menino do Tambor” e “Noite Feliz”, ou como eles dizem: Kurisumasu Omedeto

 

O Natal na Tailândia

Saudação: Ewadee Pe-e Mai
A Tailândia é um país de maioria budista, mas se orgulha de estar construindo uma sociedade multirracial e religiosamente plural. Os cristãos são bem-vindos e a celebração do Natal, como não poderia deixar de ser encanta aos tailandeses.Lojas e casas podem facilmente ser encontradas com decoração natalina.
aa hoje em

Nenhum comentário:

Postar um comentário